Acho que todos devemos ter metas e objetivos nas nossas vidas pois, ao menos para mim, dá significado à vida e nossas ações.

Durante muito tempo fui do estilo "deixa a vida me levar". Acreditava que desta forma eu seria livre, que poderia ir aonde quiser e na medida que as coisas acontecessem eu tomaria as decisões. Um pouco do conceito, máximo local na esperança de atingir o máximo global.

Então percebi que eu não era realmente livre. Que estar simplesmente sujeito ao acaso, no longo prazo a situação, não seria sustentável. Percebi que chegaria um momento em que não estaria pronto para superar alguma situação ou mesmo que para realizar algo não teria condições e veria minha suposta liberdade tolhida.

Não falo apenas no sentido financeiro, falo mais no insumo mais importante e não renovável: tempo.

O meu tempo passou a ser o recurso mais escasso e para utilizar com eficiência só com organização. Pois um dia só tem 24 horas e não dá para ser caótico com recursos escassos.

Mas como utilizar melhor o tempo? É estabelecer o que fazer com ele e por quanto tempo. Por isso temos que ter metas. A meta estabelece o que fazer com o tempo, pois preenchemos o nosso tempo com coisas que terão um significado no final. Mesmo que a meta não tenha sido atingida, a jornada trará reflexões e das reflexões novas metas podem ser traçadas ou as atuais ajustadas.

Como a meta vai consumir principalmente o recurso mais escasso, o tempo, é necessário estabelecer um prazo e um plano de como você fará para atingir o objetivo.

Por exemplo, você pode ter como meta correr 5 Km. Se você não estabelecer uma data limite o amanhã é sempre uma alternativa. Se você não estabelece um plano, você pode começar a querer correndo os 5 Km de uma vez só. Se você for sedentário, você provavelmente vai se machucar . E o problema não estava na meta ser inatingível, mas na ausência de um data limite e de um método para atingir o objetivo.

Acho que o que aconteceu comigo pode ser traduzido muito bem pelo verso da música "Da Lama Ao Caos"

"Que eu me organizando posso desorganizar / Que eu desorganizando posso me organizar"