Sempre achei frustrante ter que instalar uma versão 32bits do Skype gerada para a versão 16 da distro, de 2011, no meu Fedora sempre novinho de 64bits. Infelizmente esta é única versão disponível no site-

Seguindo em frente com esta versão defasada, o processo de instalação do skype sempre envolvia pesquisar e instalar as bibliotecas que faltavam para então permitir a execução do software (sempre todas 32bits...). Um processo que para alguns inexperientes era tortuoso.

Mas pesquisando um pouco mais, descobri que o Skype mantém um r epositório para Fedora, opensuse e debian (ubuntu) do qual instala a versão mais recente do software já em 64bits.

Assim, para configurar e instalar usando repositório do fedora:

sudo dnf config-manager --add-repo https://repo.skype.com/data/skype-stable.repo
sudo dnf install skypeforlinux -y

A instalação via DNF vai configurar o skype no menu do gnome com o seguinte icone:

Ícone do skype

Ao abrir o Skype esta é a primeira tela que obtive:

Skype aberto

Nas minhas primeiras chamadas usei apenas voz, voz e vídeo e chat de texto todos as vezes com clareza e estabilidade. Contudo, senti falta do compartilhamento de tela, recurso que uso bastante quando tenho que discutir alguma coisa técnica ou ajudar alguém. Talvez esteja escondido, devido as mudanças visuais e de usabilidade, vou pesquisar mais.

Apesar do repositório sugerir ser uma versão estável, o skype liberado está numa fase Alpha. Outra coisa curiosa, é que esta versão é baseada em webRTC.

Como sei que nem tudo são flores, caso a versão alpha fique instável no seu computador, você pode tentar usar a versão 32bits:

sudo dnf install https://download.skype.com/linux/skype-4.3.0.37-fedora.i586.rpm -y