Geralmente, em linguagens de programação, iniciamos o aprendizado com o objetivo de escrever na tela do usuário "Hello World!".

Para não fugir do lugar comum, vou mostrar o que é necessário para ter um hello world via go.

Instalando Go

No mac

Para instalar o go no mac o caminho mais curto é usando o pacote oficial distribuído no site do golang. Escolha o arquivo de extensão .pkg e seja feliz.

Mas eu prefiro caminho via brew, uma vez que eu o utilizo para instalar facilmente outros programas que não tem a facilidade de um pacote pronto. Para tal:

brew install go

No windows

Eu realmente não uso windows há anos. Portanto acho que o pacote oficial oficial é o recomendado.

No linux

Simplemente use os gerenciadores de pacotes padrão. Mas se você usa uma versão exótica do linux pode utilizar o pacote pre-compilado.

Hello World

Uma vez que você instalou o golang no seu computador, vamos escrever o programa hello-world.go:

package main

import "fmt"

func main() {
    fmt.Println("Hello World")
}

para rodar o seu programa:

go run hello-world.go

O resultado esperado é que você veja Hello World impresso.

Explicando

Este pequeno programa já tem algumas informações bem importantes a cerca da estrutura de um programa go.

A primeira linha contém o pacote do programa. O nome main não foi aleatório. Ele é necessário para dizer ao go que este é o pacote que deve ser utilizado para iniciar o programa. Portanto, "package main" serve para dizer onde está o inicio de um programa go.

A próxima linha contém a importação de uma biblioteca. Go exige que você declare o que você vai usar no programa. A biblioteca fmt, bult-in do go, serve para realizar I/O: ou seja impresões e capturas.

Quando você instala o go existe uma ferramente que auxilia na documentação: godoc. Portanto você pode usar godoc fmt para obter mais informações sobre a biblioteca fmt.

A próxima linha é a declaração de uma função. Da mesma forma que o nome do pacote foi importante para indicar que contém o ponto de início do programa, todo programa go depende que existe uma função de nome main associada indicando qual é o primeiro trecho de código a ser executado.

Já a linha que contém o "Hello World" utiliza a biblioteca fmt e a função PrintLn, que imprime na tela o arqgumento da função mais o caractere de pulo de linha.

Por fim, o comando go run hello-world.go executa o arquivo hello-world.go .

compilando

Você pode ter lido no meu primeiro post sobre go, que a linguagem é compilada.

Para compilar o programa, faça:

go build hello-world.go

Terminado o build, você encontrará no mesmo diretório de hello-world.go um arquivo executável hello-world. Execute-o e você verá "Hello World" no prompt.